O Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo, ficando atrás apenas de Estados Unidos, China e Japão.
Vale destaque também para os lançamentos: o Brasil é o terceiro maior em lançamentos de novos produtos, depois de Estados Unidos e China.
Diante destes dados importantes, o Setor de Cosméticos trabalha para que mais categorias de cosméticos sejam isentas de registro.
Os produtos cosméticos passaram por grande processo de modificação nos seus aspectos conceituais, tecnológicos e de regulamentação sanitária, nas últimas décadas, não só no Brasil, mas de uma maneira global.
O processo de regularização de cosméticos junto à ANVISA melhorou consideravelmente nos dois últimos anos, principalmente com a publicação da Resolução que simplifica a regularização de infantis, isentando do registro, e deixando a fiscalização para o pós mercado. Com esta simplificação, o prazo de análise das demais categorias, que ainda passam pela análise técnica, diminuíram, mas ainda está longe se ser o ideal
O lançamento de um novo produto, não envolve apenas a regularização na ANVISA. Tem todo um planejamento envolvendo P&D, supply chain, além das estratégias de marketing para que o produto possa chegar para o consumidor na data programada pela companhia, e muitas vezes, este prazo de lançamento chega a ser postergado devido à morosidade na análise do processo.
O profissional que trabalha ou deseja trabalhar com Regularização de Cosméticos deve se manter atualizado e alinhado quanto às mudanças de legislações que possam impactar o negócio da companhia e as necessidades e tendências de mercado.
É uma área dinâmica e desafiadora, onde a inteligência regulatória faz toda a diferença no perfil do profissional.
Ministrante: Leandra Silva